Como cultivar pêssegos em casa


 

Nada supera o sabor doce açucarado, textura suculenta e suculência de um pêssego perfeitamente maduro e aquecido pelo sol – algo que você só pode realmente apreciar ao cultivar o seu próprio. Felizmente, isso é mais fácil do que muitos imaginam. Pêssegos podem parecer e saborear bastante exóticos, mas a reprodução seletiva ao longo dos anos significa que agora existem variedades de pêssegos disponíveis que são capazes de crescer em uma ampla gama de climas, tornando esta fruta suculenta mais acessível do que nunca.

Pêssegos em crescimento: um instantâneo rápido

Quando para semear – Outubro-Fevereiro

Quando plantar – Nov-Jun

Quando colher – Jun-Sep

Rendimento Médio por Planta – 40-80kg/ano (uma vez maduro)

Espaçamento – 5-6m

Profundidade – 2,5cm

Como cultivar pêssegos em casa

Pêssegos na árvore

Muitos não percebem que os pêssegos são originários da China, onde são encontrados crescendo selvagens desde as regiões frias do norte até as áreas úmidas e subtropicais do sul. Isso significa que as árvores são realmente bastante adaptáveis – atendem aos seus requisitos básicos e elas devem se transformar em uma adição altamente produtiva ao seu jardim.

Requisitos crescentes para pêssegos

Vamos começar com a temperatura, já que é aqui que muitos jardineiros lutam. Embora eles sejam tecnicamente um dos menos resistentes de todas as frutas de pedra lá fora, o fato de que eles ficam dormentes no inverno permite que a maioria das variedades de pêssegos resista a temperaturas congelantes até -10ºC, com algumas variedades sendo ainda mais resistentes do que isso. Na verdade, eles precisam de um período de arrepiar a cada ano para produzir novos botões na temporada seguinte.

No entanto, as temperaturas de inverno não são o maior problema para a maioria dos jardineiros. Em vez disso, uma vez que as árvores de pêssego florescem bastante no início do ano, geralmente de fevereiro a abril, as geadas da primavera podem dizimar rapidamente flores de pêssego, deixando você sem frutas. Então, para aqueles de vocês em climas mais frios, a proteção do início da primavera é mais importante do que proteger sua árvore durante o inverno enquanto ela está adormecida.

Em termos de sol, as árvores de pêssego precisam de muito dele. O sol completo é melhor – qualquer coisa menos do que 6-8 horas de luz solar total por dia irá inibir a produção e a qualidade das frutas. Muitos optam por plantar suas árvores de pêssego perto de paredes ensolaradas, pois isso também oferece alguma proteção contra o vento e um microclima mais quente, mas certifique-se de que suas árvores não acabem sombreadas pela parede durante o dia.

Pêssegos não são muito exigentes quando se trata de solo. Eles vão se sair bem em uma variedade de tipos de solo, desde que seja bem drenante. Isso significa que o solo de argila pesada precisará ser alterado antes de plantar uma árvore de pêssego.

Como cultivar pêssegos a partir de sementes

Muda de pêssego

Geralmente leva alguns anos para uma árvore de pêssego cultivada a partir de sementes para produzir frutos, e é por isso que muitos tendem a começar com árvores jovens em vez disso – você não terá que esperar tanto tempo para sua primeira colheita. No entanto, as árvores de pêssego não são baratas, e as chances são de que a maioria dos viveiros não estocam uma ampla gama de variedades, o que significa que você pode acabar escolhendo algo que não é adequado para o seu jardim.

Se suas condições de crescimento são menos do que o ideal de qualquer maneira, o que significa que uma variedade especial é necessária, ou você está procurando por várias árvores de pêssego, então inibá-las a partir da semente é o caminho a percorrer. No entanto, antes de conseguir a semeadura, você precisará primeiro estratificar suas sementes de pêssego para iniciar o processo de germinação. Se você não fizer isso, você vai acabar esperando por vários meses antes que as mudas comecem a emergir.

Como estratifique sementes de pêssego

Antes de estratificar suas sementes de pêssego, você pode querer considerar limpá-las. Uma vez que as árvores de pêssego precisam ser estratificadas por quatro meses (a mais longa de todas as sementes de frutas de pedra), elas podem facilmente sucumbir ao mofo durante este tempo. Esfregar o poço com uma escova de dentes seca e, em seguida, aplicar um fungicida na semente pode ajudar a prevenir isso. No entanto, isso só se aplica realmente às sementes que você mesmo salvou – se você comprou suas sementes de pêssego, então as chances são de que elas já tenham sido limpas e tratadas.

Para estratificar suas sementes de pêssego, siga estas etapas:

  • Se você planeja plantar poços de pêssego frescos, abra-os e remova os grãos de dentro. Isso acelerará significativamente o tempo de germinação
  • Coloque suas sementes em um saco plástico selado com algum solo úmido de vasos
  • Coloque o saco em sua geladeira por 3-4 meses
  • Uma vez que suas sementes tenham crescido raízes que têm 1-2cm de comprimento, remova o saco da geladeira

Como semear sementes de pêssego

  • Encha potes altos (pelo menos 30cm de profundidade) com composto multiuso. Mudas de pêssego têm raízes de torneira muito longas, então seus potes precisam ser capazes de acomodar este
  • Rega bem as panelas para ter certeza de que o composto está úmido e que os orifícios de drenagem em seus vasos não estão bloqueados
  • Semear uma semente de pêssego em cada pote, cerca de 2,5 cm de profundidade
  • Coloque seus potes em algum lugar quente e mantenha-os úmidos

O tempo de germinação para sementes de pêssego varia – pode levar de duas semanas a alguns meses até você notar sinais de vida. No entanto, uma vez que você faz, mova seus potes em algum lugar ensolarado, de modo que suas mudas estão recebendo muita luz.

Como plantar árvores de pêssego fora

Jovem pêssego na panela

Enquanto as árvores de pêssego de raiz nua que você comprou podem ser plantadas fora no meio do inverno (é melhor plantá-las enquanto estão dormentes), as mudas que você começou a partir de sementes são muito mais delicadas. Você vai precisar esperar até que você tenha tido sua última geada de primavera antes de plantar suas mudas para fora. Você também deve ter certeza de que cada um tem pelo menos dois conjuntos de folhas verdadeiras.

Pêssegos que você comprou que já cresceram lá fora podem ser plantados imediatamente. No entanto, se suas mudas de pêssego estiveram dentro durante todo o inverno, você precisará endurecê-las primeiro. Faça isso mais ou menos dez dias – não apresse o processo, pois você não quer que suas árvores de pêssego acabem morrendo de choque de transplante depois de todo o trabalho que você colocou até agora!

Então, altere seu solo se necessário, antes de cavar um buraco para cada uma de suas árvores de pêssego. Os orifícios devem ser um pouco mais profundos do que a bola raiz de cada muda, mas o dobro da largura. Espaço cada buraco 5-6m de distância, dependendo da variedade que você está crescendo.

Coloque uma muda em cada orifício e, em seguida, enchi o buraco com o solo. Firme o solo ao redor de cada árvore para evitar que as árvores abalem ao vento, antes de regar profundamente.

As árvores de pêssego precisam ser apostas?

Se você está plantando uma grande e madura árvore de pêssego, então seria melhor dar-lhe uma estaca. No entanto, se você está plantando uma árvore mais jovem, então um sistema radicular mais forte será estabelecido se você não usar uma estaca.

Como plantar árvores de pêssego em uma estufa

Como as árvores de pêssego adoram o calor, elas geralmente se saem muito bem em uma estufa. Dê-lhes uma cama o mais profunda possível – 45-60cm é um mínimo.

Uma vez que as árvores de pêssego podem crescer até mais de 7m de altura, você precisará escolher uma variedade que seja adequada para o cultivo de estufas. A maioria dos jardineiros escolhe variedades anãs, o que também significa que menos espaço será necessário em termos de largura também.

Se o espaço é realmente apertado, então outra opção seria cultivar suas árvores de pêssego em recipientes. Desta forma, você será capaz de trazê-los para sua estufa no inverno, antes de movê-los de volta para fora após sua última geada, abrindo espaço para todas as suas outras culturas de primavera e verão. Desde que você escolha uma variedade adequada e use um recipiente grande o suficiente, árvores de pêssego cultivadas em vasos podem ser altamente produtivas.

Como cuidar de pêssegos

Pêssegos

Enquanto as árvores de pêssego podem ser um pouco mais necessitadas do que algumas das outras árvores frutíferas lá fora, seus rendimentos deliciosos e abundantes fazem com que valham a atenção extra que precisam.

Regando pêssegos

As árvores de pêssego exigem mais água nos primeiros dois anos após o plantio – é isso que as ajuda a estabelecer um sistema radicular forte. Então, durante este tempo, certifique-se de que eles estão recebendo cerca de 2,5 cm de água por semana. Depois que amadurecerem, os mesmos 2,5cm de água durarão uma árvore de pêssego por cerca de 10-14 dias.

Alimentando árvores de pêssego

Os nutrientes que suas árvores de pêssego precisam dependerão da idade deles. Embora jovem, o fósforo é fundamental – isso ajuda no desenvolvimento das raízes. Um fertilizante equilibrado e de uso geral fornecerá isso, e deve ser usado até que uma árvore de pêssego tenha três anos de idade.

Depois disso, nitrogênio e potássio se tornam mais importantes, por isso escolha um fertilizante que contenha níveis mais elevados desses dois nutrientes.

A melhor época para fertilizar uma árvore de pêssego é no final do inverno/início da primavera, pouco antes da árvore começar a mostrar sinais de novo crescimento para o ano. Tente manter o fertilizante a cerca de 45 cm de distância do tronco – isso incentivará a árvore a enviar suas raízes para fora.

Comentários