Como cultivar plantas de manjericão grandes em seu quintal


 

Uma erva anual de clima quente que adiciona um sabor tão distinto aos pratos, o manjericão é uma visão comum tanto em jardins domésticos quanto em janelas ensolaradas. Embora esta possa ser uma erva que você poderia facilmente comprar de qualquer supermercado, manjericão recém-escolhido tem uma bela intensidade para ele que não pode ser batido. Sua reputação de ser terno e frágil em temperaturas frias às vezes pode colocar novos jardineiros fora, mas acertar as coisas e você poderia estar cultivando manjericão por uma grande parte do ano, não importa onde você mora.

Basil crescendo: um instantâneo rápido

Quando para semear – Fevereiro-Maio

Quando plantar – Maio-Agosto

Quando colher – Maio-Dez

Rendimento Médio por Planta – 350g

Espaçamento – 15-30cm

Profundidade – 0,5cm

Como cultivar manjericão em casa


Basil não é uma planta difícil de cultivar. Pode tecnicamente ser uma erva tropical, mas, desde que você seja capaz de atender às suas necessidades crescentes, suas plantas prosperarão durante os meses mais quentes do ano, não importa onde você more.

Requisitos crescentes para manjericão

Basil não é nada gelado, o que significa que você precisará acertar seus tempos se quiser cultivar suas plantas ao ar livre. Ter acesso a uma estufa, ou mesmo um local quente e ensolarado em sua casa, permitirá que você prolongue significativamente sua estação de cultivo. De qualquer forma, o manjericão precisa idealmente de uma temperatura mínima e consistente de pelo menos 15°C para crescer adequadamente.

Além do calor, o manjericão também ama o sol. O sol da manhã é o melhor – procure fornecer às suas plantas alguma sombra à tarde para evitar queimaduras de folhas, especialmente durante os meses mais quentes do ano.

Quando se trata de solo, o manjericão cresce bem em uma mistura bem drenada e neutra. Composto multiuso é geralmente ideal. Não use uma mistura de solo muito rica, caso contrário as folhas perderão um pouco do seu sabor.

Como cultivar manjericão a partir de sementes


Para colheitas frequentes e regulares durante o verão e outono, semeie suas sementes de manjericão sucessivamente. Cada vez que semear, mire em cerca de duas plantas por pessoa em sua casa se você apenas planeja usar seu manjericão como enfeite. Para quem quiser preservar as folhas de alguma forma, ou fazer grandes lotes de pesto, mais plantas serão necessárias.

Como semear sementes de manjericão:

  • Encha pequenos potes ou bandejas de módulo com um composto multiuso
  • Água bem, certificando-se de que a água é capaz de drenar do fundo de seus recipientes
  • Semear suas sementes na superfície do solo, visando cerca de 4-6 sementes por pote
  • Cubra as sementes com cerca de 0,5cm de adubo
  • Levemente água novamente antes de colocar os potes em um local quente. Sementes de manjericão germinam melhor a temperaturas de cerca de 21°C

Cuidando de Mudas de Manjericão

Em cerca de 7-10 dias, você vai notar mudas de manjericão começando a emergir. Espere até que as sementes tenham crescido seu primeiro conjunto de folhas verdadeiras antes de afiná-las. Cortar as mudas mais fracas de cada pote em sua base, deixando uma ou duas das mais saudáveis para continuar crescendo.

Mantenha suas mudas úmidas, mas não redoeje demais. Uma vez que você vai precisar mantê-los dentro de casa até um tempo depois que suas geadas de primavera terminarem, você também pode precisar transplantá-los em potes maiores se você notar raízes fazendo seu caminho através dos buracos de drenagem do recipiente.

Como plantar manjericão fora

Plantando manjericão

Você precisa ter certeza absoluta de que não haverá mais estalos frios antes de plantar seu manjericão para fora. O ideal é esperar algumas semanas depois da última geada da primavera – quanto mais quente a temperatura lá fora, melhor suas plantas de manjericão.

O endurecimento também é essencial para o manjericão. Isso vai ajudá-lo a se aclimatar às condições ao ar livre.

Escolha um local ensolarado e protegido em seu jardim, e prepare sua área de cultivo. Em seguida, cavar buracos que são grandes o suficiente para acomodar cada pote contendo suas mudas de manjericão. Idealmente, você estará se movendo sobre o solo em que suas mudas estão crescendo também, de modo a evitar perturbar qualquer raiz.

Almejar espaço cada planta entre 15-30cm de distância. A distância que você escolhe deve depender não apenas da variedade que você está cultivando, mas também de como você pretende colher suas plantas. Se você planeja escolher regularmente as folhas, o que impedirá que as plantas cresçam muito grande, então um espaçamento menor é bom. No entanto, se você preferir permitir que suas plantas saiam totalmente para lhe dar uma grande colheita, então elas precisarão de um pouco mais de espaço.

Retire suavemente suas mudas de suas panelas e coloque-as em suas novas casas. Cubra de volta com o solo, levemente firme para baixo, e depois água bem.

Geralmente é benéfico fornecer manjericão recém-plantado com alguma proteção extra para a primeira semana ou assim. Isso pode ser na forma de uma cloche, algum velo, ou mesmo apenas algumas plantas de vasos maiores colocadas estrategicamente ao redor do manjericão para bloquear ventos fortes.

Como plantar manjericão em uma estufa

Basil adora as temperaturas mais quentes de uma estufa. As plantas crescem mais rápido e os rendimentos são mais altos, com a única questão é que eles vão tentar fugir no início do verão. No entanto, se você tem semeado suas sementes sucessivamente, isso não deve ser um problema, pois você sempre terá novas plantas prontas para tomar seu lugar.

Para plantar manjericão em uma estufa, siga os passos acima para plantar suas mudas do lado de fora.

Você também pode tentar semear sementes de manjericão diretas em sua estufa no final da primavera/início do verão, dando-lhe ainda mais plantas de manutenção.

Como cuidar de Manjericão

Plantas de manjericão

Basil requer um certo cuidado. Sem isso, suas plantas ficarão fracas e fracas, antes de fugir rapidamente e morrer. Não se preocupe, cuidar de manjericão é fácil, aqui está o que você precisa fazer:

Manjericão regador

O manjericão faz melhor com cerca de 2,5cm de água por semana. Isso geralmente equivale a uma rega uma vez por semana, embora você possa precisar aumentar isso se o tempo estiver particularmente quente ou seco. No entanto, embora você nunca queira que suas plantas sequem, tenha cuidado para não sobre-água também. Pés molhados levarão suas plantas de manjericão descolorir e apodrecer.

Basílio de poda

Se você quer que suas plantas de manjericão cresçam grandes e espessas, então você precisará podá-las regularmente. Este processo deve começar uma vez que suas plantas têm cerca de seis conjuntos de folhas verdadeiras.

Use uma tesoura afiada para cortar suas plantas de manjericão de volta para um pouco acima de seu segundo conjunto de folhas. Isso pode parecer grave, mas vai encorajar suas plantas a produzir brotos laterais e começar a se ramificar, dando-lhe uma aparência mais completa e mais espessa.

Repita o processo de poda cada vez que suas plantas crescerem de 6 a 8 conjuntos de folhas.

Depois de cerca de seis semanas, também seria uma boa ideia dar ao centro de suas plantas um corte. Embora isso afete o crescimento, também evitará que seu manjericão se aparasse tão cedo. Como resultado, sua temporada de colheita será mais longa no geral.

Se você chegar tarde demais e notar que as flores já apareceram, basta pegá-las. Assim como tudo que você corta ao podar suas plantas de manjericão, as flores também são comestíveis.

Weeding e Mulching Basil

As plantas de manjericão lutam quando têm que lidar com a concorrência das plantas. Isso torna importante manter sua área de cultivo livre de sem mos.

Uma maneira de fazer isso é colocando um mulch em torno de suas plantas de manjericão. A prática de técnicas de plantio de acompanhantes também ajudará a reduzir o crescimento de ervas.

Comentários