Como cultivar erva-doce para folhas aromáticas e sementes


 

Ao contrário de Florença, ou bulbo, erva-doce, que é cultivada para seu caule bulboso, erva-doce é tudo sobre a folha. Essas fronds penas adicionam um sabor aromático e anis aos pratos, enquanto as sementes podem ser guardadas para uso na cozinha também. Com erva-doce sendo um perene resistente que não requer muito cuidado, esta é uma ótima planta para adicionar em sua horta.

Herb Fennel em crescimento: um instantâneo rápido

Quando para semear – Mar-Maio

Quando plantar – Maio-Jul

Quando colher – Abr-Out

Rendimento médio por planta – 300g (folha) ou 100.000 sementes/ano

Espaçamento – 35cm

Profundidade – 1cm

Como cultivar erva-doce em casa


Embora nativa do sul da Europa, erva-doce é resistente o suficiente para ser cultivada com sucesso em todo o mundo. Ele pode sobreviver às temperaturas de inverno até -17°C, e faz bem no calor também. Em regiões que experimentam extremos climáticos, a erva-doce pode ser cultivada como anual. Desde que você seja capaz de atender aos seus requisitos básicos de cultivo, suas plantas de erva-doce prosperarão alegremente sem a necessidade de muita intervenção.

Requisitos crescentes para erva-doce

Erva-doce prefere condições ensolaradas. Idealmente, pelo menos seis horas de sol por dia. No entanto, também é uma planta que faz muito bem em pontos mais sombrios, tornando-o útil para quaisquer cantos mais escuros do seu jardim onde poucos outros vegetais vão crescer.

Em termos de solo, plante sua erva-doce em algum lugar rico e bem drenante. Quanto mais rico seu solo, mais espessas serão suas plantas. No entanto, a erva-doce ainda crescerá em solos de pior qualidade. Embora as plantas não sejam tão altas ou largas, seu aroma será tão forte quanto.

A profundidade do solo também é importante, já que a erva-doce tem uma longa raiz de torneira.

Ao escolher um local para sua erva-doce, tenha em mente a altura da planta. Em perfeitas condições, as plantas de erva-doce podem crescer até 2m de altura. Plante-o estrategicamente, para que não acabe bloqueando a luz de suas outras culturas.

Como cultivar erva-doce de semente da semente


Erva-doce não gosta de ter suas raízes perturbadas. Por essa razão, muitas vezes você vai acabar com plantas mais saudáveis se você diretamente semeá-las fora. Espere até algumas semanas depois de sua última geada de primavera antes de fazer isso. Embora muitos recomendem semear sementes de erva-doce ao mesmo tempo que sua última geada, as condições frias na semeadura farão com que suas plantas fujam cedo.

Se você quer ter uma vantagem sobre a estação de cultivo, ou se você vive em um clima mais frio, comece suas plantas em módulos dentro de casa, antes de plantá-las no final da primavera.

Como semear sementes de erva-doce em módulos:

  • Encha módulos com um composto multiuso
  • Água bem, certificando-se de que os orifícios de drenagem na parte inferior de cada módulo não estão bloqueados
  • Faça um recuo raso no centro de cada módulo, cerca de 1cm de profundidade
  • Coloque uma semente de erva-doce em cada recuo, e, em seguida, cubra com o solo
  • Levemente água novamente e, em seguida, coloque seus módulos em algum lugar quente. A temperatura ideal de germinação para erva-doce é de 20°C

Suas sementes de erva-doce devem germinar em cerca de uma a duas semanas. Uma vez que o façam, mova-os para um ponto mais brilhante e mantenha-os bem regados até que seja hora de plantá-los para fora.

Como direcionar sementes de erva-doce de ervas:

  • Prepare sua área de cultivo, cortando-a completamente
  • Faça brocas rasas no solo, apenas 1cm de profundidade. Espaço cada linha 35cm de distância
  • Semear suas sementes finamente e, em seguida, cobrir com o solo
  • Se seu solo estava seco, dê um pouco de água.

Uma vez que suas sementes germinem, dê-lhes uma semana ou mais para crescer antes de afiná-las. Você precisará dar a cada planta cerca de 35 cm de espaço.

Como plantar erva-doce lá fora

Ervas erva-doce plantas jovens

Uma vez que o tempo tenha aquecido no final da primavera, você pode plantar sua erva-doce lá fora. Endureça suas mudas por 7-10 dias antes de fazê-lo, para ajudá-las a se adaptar em condições ao ar livre.

O ideal é tentar plantar sua erva-doce antes que as mudas atinjam 15cm de altura. Uma vez que eles estão nesta fase, eles já terão produzido uma longa raiz de torneira. Embora eles ainda possam ser transplantados, há uma chance maior de que eles não vão lidar com isso bem. Mesmo que eles ainda consigam estabelecer, vai demorar muito mais do que se você estivesse plantando mudas menores.

Prepare sua área de cultivo e, em seguida, cavar pequenos buracos no solo, apenas um pouco maior do que a bola raiz de cada muda. Remova suavemente cada muda de seu módulo, tomando o cuidado de perturbar as raízes o mínimo possível. Tente manter a bola raiz intacta ao fazer isso.

Coloque suas plantas em suas novas casas e cubra suas raízes de volta com o solo. Firme o solo em torno de cada planta e, em seguida, dar-lhes um pouco de água.

Como plantar erva-doce em uma estufa

Devido ao seu tamanho, bem como o fato de ser tão resistente, a maioria dos jardineiros optam por cultivar erva-doce lá fora, em vez de em uma estufa.

Dito isso, sua estufa ainda é um ativo útil quando se trata de semear sementes de erva-doce. Oferecerá calor e proteção às suas mudas antes que estejam prontas para serem plantadas.

Se você planeja cultivar sua erva-doce em potes, então in ar instá-los em uma estufa lhe dará uma colheita mais cedo. Deixe suas mudas para prosperar no calor de sua estufa no início da primavera, antes de mover seus potes para fora uma vez que o tempo aqueça.

Como cuidar de erva-doce

Flores de erva-doce

Erva-doce não é uma planta exigente. Contanto que você forneça o básico quando se trata de cuidados, ele vai se sair bem sozinho.

Erva-doce rega

Graças à sua longa torneira, a erva-doce é uma planta bastante tolerante à seca. É capaz de extrair umidade das profundezas do solo, de áreas que outras plantas não conseguem alcançar. Assim, embora negligenciar a água sua erva-doce provavelmente não causará problemas sérios, os rendimentos serão muito melhores se você der às suas plantas um suprimento consistente de água. Tente mirar cerca de 2,5cm de água por semana, o que inclui chuvas.

Erva-doce de alimentação

Erva-doce não precisa de fertilizante, mas vai fazer melhor se der um. Use uma mistura rica em nitrogênio, e aplique isso apenas uma vez na estação de cultivo, somente depois que suas plantas se estabelecerem. Fertilizar suas plantas enquanto elas são muito jovens as colocará em risco de amortecimento – uma doença que faz com que as mudas jovens entrem em colapso.

Erva-doce e erva-doce mulching

Uma vez que suas plantas de erva-doce vão, você não vai precisar fazer muita erva ao redor delas. Eles vão atirar tão rápido, muito acima de qualquer uma de suas plantas vizinhas. Dito isso, até que eles chegar a esta fase, você vai precisar ter certeza que suas plantas jovens não acabam sufocadas por plantas. Tenha cuidado ao fazer a erva-doce, para não perturbar nenhuma raiz.

Mulching suas plantas de erva-doce é uma ótima maneira de suprimir ervasdas, ao mesmo tempo em que dá às suas plantas um impulso extra. Use um mulch orgânico, já que isso também alimentará suas plantas e solo à medida que ele se decompõe.

Comentários