Uma antiga erva que se origina do sul da Europa, o bálsamo de limão é um membro da família da hortelã. Este perene espesso é cultivado principalmente por suas folhas perfurantes, com sabor cítrico, mas também acontece de ser uma planta muito atraente que os polinizadores se reúnem quando em flor.
Cultivando Bálsamo de Limão: Um Instantâneo Rápido
Quando para semear – Mar-Maio
Quando plantar – Apr-Jun
Quando colher – Jun-Sep
Rendimento Médio por Planta – 200g/ano
Espaçamento – 45-60cm
Profundidade – 0,5cm
Como cultivar bálsamo de limão em casa
Se você está procurando por uma erva fácil e de baixa manutenção para adicionar ao seu jardim, bálsamo de limão seria um forte competidor. Seja cultivado a partir de sementes ou estacas, esta planta não é exigente – dê-lhe um nível básico de cuidado e ele vai recompensá-lo com seu perfume cítrico por vários anos.
Requisitos crescentes para bálsamo de limão
Bálsamo de limão se sai bem tanto em pleno sol quanto em sombra parcial. A exceção seria para aqueles que cultivam bálsamo de limão em climas quentes – o sol intenso da tarde pode ser demais para suas plantas, o que significa que a sombra filtrada de algum tipo seria benéfica. Se você descobrir que suas plantas estão perdendo sua cor verde vibrante ou não têm um sabor muito intenso, então isso é um sinal de que o sol é muito forte para elas.
Quando se trata de solo, o bálsamo de limão é muito adaptável. Em seu habitat natural, prefere crescer em solo arenoso. No entanto, ele vai tolerar quase todos os outros tipos de solo também, exceto argila pesada.
Ao escolher um local de cultivo para suas plantas de bálsamo de limão, tenha seu tamanho maduro em mente. Elas podem não parecer tanto como mudas, mas o bálsamo de limão cresce extremamente rapidamente. Suas plantas podem acabar tendo mais de um metro de altura com uma largura semelhante, então escolha um lugar que não interfira em nenhuma das outras culturas que você está cultivando.
Como cultivar bálsamo de limão a partir de sementes
Enquanto o bálsamo de limão pode ser semeado diretamente fora após a última geada da primavera, a maioria dos jardineiros tendem a começar suas sementes dentro de casa. A germinação pode ser bastante errática, então ter controle total sobre esse processo geralmente significa taxas de sucesso mais altas.
Ao semear suas sementes de bálsamo de limão, use módulos ou potes em vez de bandejas. Isso ajuda a minimizar os distúrbios radiculares ao plantar, permitindo que suas mudas se estabeleçam mais rapidamente.
Como semear sementes de bálsamo de limão em potes:
- Encha potes pequenos com um composto multiuso
- Água bem, garantindo que o excesso de água seja capaz de drenar livremente dos orifícios de drenagem no fundo de cada vaso
- Porca de superfície algumas sementes em cada panela, e, em seguida, cobri-los levemente com adubo úmido. As sementes só precisam estar 0,5 cm abaixo da superfície do solo, então não as enterre mais profundamente.
- Coloque suas panelas em um local quente em sua casa, ou em um propagador aquecido. As taxas de germinação do bálsamo de limão são melhores em temperaturas de cerca de 20°C
Suas sementes de bálsamo de limão devem levar cerca de uma a duas semanas para germinar quando dadas temperaturas consistentemente quentes. Uma vez que você notar brotos emergindo, mova seus potes para algum lugar brilhante. Mantenha suas mudas consistentemente úmidas até que seja hora de plantá-las lá fora.
Como cultivar bálsamo de limão a partir de cortes
As sementes são ótimas se você está procurando por várias plantas de bálsamo de limão. No entanto, se você só precisa de alguns e acontecer de você ter acesso a uma planta de bálsamo de limão maduro, as estacas funcionam bem também.
Estacas são melhor tomadas na primavera ou outono. Tudo o que você precisa fazer é cortar algumas pontas macias de uma planta estabelecida, mantendo cada corte em torno de 10-15cm de comprimento. Remova as folhas das metades inferiores de suas estacas e, em seguida, mergulhe as extremidades em um hormônio de enraizamento. Pote isso, rega bem, e coloque-os em um local sombreado.
As estacas de bálsamo de limão geralmente enraizam em cerca de três a quatro semanas, após as quais podem ser plantadas.
Como plantar bálsamo de limão fora
Se você está plantando mudas que você se semeou ou estacas que têm recém-enraizada, plantas jovens de bálsamo de limão devem ser sempre endurecidas por 7-10 dias antes de serem permanentemente movidas para fora.
Uma vez feito isso, a casa de bebê é sua área de cultivo. Então, cavem seus buracos de plantio. Eles só precisam ser ligeiramente maiores do que a bola raiz de cada muda.
Retire suas mudas de suas panelas e coloque-as em suas novas casas. Cubra as raízes com solo, firme para baixo e água bem.
Como plantar bálsamo de limão em uma estufa
Como o bálsamo de limão é resistente até -30°C, não é comumente cultivado em uma estufa. Dito isto, as abelhas adoram essa planta – as pessoas costumavam cultivar bálsamo de limão em torno de colmeias de abelhas para incentivar o retorno das abelhas. Se você está lutando para atrair polinizadores para sua estufa, então um par de plantas de bálsamo de limão colocadas estrategicamente ao redor da entrada pode ser uma solução.
Uma coisa a ter em mente é que o bálsamo de limão não se dá bem se cultivado em condições extremamente quentes e úmidas. Para que ele prospere em sua estufa, você precisará ter certeza de que você tem muita ventilação e que as temperaturas não subam muito alto no verão.
Uma maneira de contornar isso é cultivando seu bálsamo de limão em potes. Desta forma, você pode semear suas sementes diretamente em cada pote, mantendo-as em sua estufa para germinar e crescer. Uma vez que as temperaturas aqueçam no verão, você pode mover seus potes para fora, mantendo-os perto de sua entrada de estufa para se beneficiar do amor polinizador.
Como cuidar do Bálsamo de Limão
O bálsamo de limão não requer muito em termos de cuidado, especialmente quando as plantas se estabeleceram. No entanto, se você está esperando por rendimentos máximos, então dar às suas plantas um pouco mais de atenção definitivamente ajudará:
Regando Bálsamo de Limão
O bálsamo de limão prospera quando seu solo é mantido consistentemente úmido. Nunca permita que suas plantas sequem, mas não regá-las demais também. Solo encharcado fará com que suas plantas apodreçam. Em vez disso, dê às suas plantas uma rega profunda, mas depois espere até que os primeiros centímetros de solo sequem antes de regar novamente.
Uma vez que suas plantas de bálsamo de limão tenham estabelecido, elas serão muito mais tolerantes com a seca. No entanto, a umidade regular ainda é necessária se você está esperando por uma grande colheita.
Alimentando Bálsamo de Limão
Enquanto alguns jardineiros usam um adubo solúvel em água em suas plantas de bálsamo de limão, isso é algo que é complicado de acertar. Fertilização excessiva e você vai acabar com plantas que parecem grandes e frondosas, mas o sabor e o cheiro dessas folhas vão faltar.
Contanto que você tenha dado seu bálsamo de limão de boa qualidade para começar, então suas plantas não devem precisar de um fertilizante.
Capim e Bálsamo de Limão Mulching
Bálsamo de limão é geralmente vigoroso o suficiente para manter suas próprias contra as ervas comuns. No entanto, ele precisa ser estabelecido antes que ele possa fazer isso, por isso certifique-se de manter suas plantas livres de maconha até lá.
Claro que, mesmo uma vez madura, a concorrência das plantas ainda inibirá o crescimento. A melhor maneira de evitar isso, sem ter que dedicar horas de sua vida para capar suas plantas, é colocar um mulch orgânico em torno de suas plantas de bálsamo de limão.
Impedindo que o Bálsamo de Limão se espalhe
Uma questão que alguns jardineiros têm ao cultivar bálsamo de limão é que as plantas se espalham facilmente. Como é um membro da família menta, muitos assumem que raízes excessivamente zelosas são as culpadas, mas este não é realmente o caso.
Embora seja verdade que as raízes se espalham, problemas com o bálsamo de limão se tornando invasivos são geralmente causados pelas sementes. Para evitar que suas plantas se auto-semeem ao redor de seu jardim, corte as cabeças de flores quando elas começarem a morrer de volta.
Suas plantas de bálsamo de limão também aumentarão de tamanho a cada ano, com o principal aglomerado crescendo. Para manter isso sob controle, não tenha medo de cortar suas plantas durante a estação de cultivo. Eles lidam facilmente com uma poda dura e rapidamente se recuperam.
Como colher bálsamo de limão
O bálsamo de limão pode ser colhido durante toda a estação de cultivo, como e quando necessário. As folhas mais jovens tendem a ser as mais saborosas, mas as folhas mais velhas ainda valem a pena escolher.
Se você só precisa de algumas folhas, basta pegá-las fora de uma haste. Alternativamente, se você quiser colher um lote maior, você pode cortar hastes individuais ou cortar toda a sua planta para o nível próximo do solo. Mais uma vez, isso pode ser feito duas ou três vezes em uma estação – sua planta começará a produzir novas hastes e folhas em apenas algumas semanas.
Tenha em mente que o bálsamo de limão deixa a contusão facilmente, por isso tenha cuidado ao colher!
Comentários
Postar um comentário