Como cultivar grão-de-bico para uma fonte saborosa de proteína


 

Também conhecido como feijão garbanzo, o grão-de-bico tem sido cultivado por séculos ao redor do mundo. Eles são uma cultura de estação fria comumente cultivada no Mediterrâneo e na Ásia, mas jardineiros em climas temperados raramente o consideram para suas parcelas vegetais.

Embora seja verdade que as plantas não são resistentes à geada e precisam de cerca de 100 dias da semeadura até a colheita, elas também são fáceis de cuidar e são resistentes tanto à seca quanto à maioria das pragas de jardim. Se o grão-de-bico aparece regularmente em suas refeições, então aprender a cultivá-los em casa definitivamente vale a pena.

Grão-de-bico em crescimento: um instantâneo rápido

Quando para semear – Mar-Jun

Quando plantar – Apr-Jun

Quando colher – Jul-Sep

Rendimento Médio por Planta – 200g

Espaçamento – 7-15cm

Profundidade – 3cm

Como cultivar grão-de-bico em casa

Grão-de-bico na planta

Uma proteína deliciosa e versátil à base de plantas, o grão-de-bico é surpreendentemente fácil de cultivar em casa. As sementes germinam facilmente e as plantas não pedem muito – atendam às suas necessidades básicas de cultivo e você estará pronto para ir!

Requisitos crescentes para grão-de-bico

Grão-de-bico faz melhor quando cresceu em pleno sol. Embora as plantas também tolerem sombra parcial, isso afetará significativamente seus rendimentos.

Em termos de solo, vá para algo bem drenante, mas não muito rico. Surpreendentemente, o grão-de-bico tende a se dar melhor em solos mais pobres. Isso não significa argila pesada (o solo de argila é realmente muito fértil e rico em nutrientes), apenas solo de jardim aproximadamente cultivado. Basta escolher uma área de cultivo, certifique-se de que é bem drenante, adicione alguns centímetros de adubo por cima, e você está pronto para plantar!

Como cultivar grão-de-bico a partir de sementes


O grão-de-bico pode ser iniciado em módulos dentro de casa ou semeado diretamente fora. Iniciá-los dentro de casa dá-lhe uma vantagem sobre a estação de crescimento, tornando esta a melhor opção para aqueles em regiões mais frias. Faça isso cerca de um mês antes de sua última geada de primavera.

No entanto, se verões quentes são a norma para você, então espere até que sua última geada de primavera tenha passado antes de semear ao ar livre. Dito isto, não espere muito tarde na estação – temperaturas acima de 29°C afetarão seus rendimentos. Grão-de-bico normalmente não gosta de ser transplantado, então a semeadura direta pode te dar plantas mais saudáveis.

A semeadura sucessória também vale a pena considerar com grão-de-bico. Isso lhe dá um período de colheita muito mais longo, então procure semear algumas sementes a cada duas semanas.

Como semear grão-de-bico em módulos:

  • Encha bandejas de módulo com um composto multiuso
  • Rega bem o composto, certificando-se de que o excesso de água escorra para longe do fundo. Solo encharcado fará com que suas plantas apodreçam rapidamente, tornando importante a boa drenagem
  • Faça um pequeno recuo no centro de cada módulo, cerca de 3cm de profundidade
  • Coloque uma semente de grão-de-bico em cada recuo e, em seguida, cubra de volta com o solo. Enquanto você pode semear duas sementes por módulo e, em seguida, diluir a muda mais fraca, grão-de-bico geralmente germinar bem, o que significa que isso não é necessário
  • Rega levemente novamente e, em seguida, coloque suas sementes em algum lugar quente, mas não quente. Grão-de-bico germinar melhor em temperaturas entre 10-15°C

Grão-de-bico germine rapidamente – você notará que as mudas aparecem em apenas dois ou três dias. Neste ponto, mova suas bandejas em algum lugar brilhante e ensolarado e mantenha o solo em cada módulo consistentemente úmido. Continue cultivando seu grão-de-bico dentro de casa até que você tenha sua última geada de primavera.

Como direcionar sementes de grão-de-bico:

  • Prepare sua área de cultivo, eliminando-a completamente e removendo quaisquer rochas grandes
  • Crie sulcos no chão com cerca de 3cm de profundidade. Espaço cada linha com cerca de 25 cm de distância. Houve vários estudos feitos sobre espaçamento de linha de grão-de-bico – enquanto algumas fazendas comerciais optam por lacunas mais amplas de cerca de 75cm, ir para espaçamentos de linha de 25cm não faz diferença para produzir, mas permite que jardineiros domésticos maximizem seu espaço
  • Semear suas sementes finamente, visando uma distância de 7-15cm entre cada uma (dependendo da variedade). Não se preocupe se você sobre-porca, como você sempre pode diluir as mudas extras mais tarde
  • Cubra suas sementes de volta com o solo
  • Se seu solo estiver seco, rega bem suas sementes depois de semear

Como plantar grão-de-bico fora

Plantas de grão-de-bico

Uma vez que suas plantas semeadas interiores têm cerca de um mês de idade e sua última geada de primavera passou, você pode plantar suas mudas fora.

Prepare sua área de cultivo e, em seguida, cavar buracos que são apenas um pouco maiores do que a bola raiz de suas mudas. Se você estiver plantando em fileiras, espaço cada orifício cerca de 10cm de distância, e espaço cada linha cerca de 25cm de distância. Se o seu estilo de plantio é mais esporádico, então almeje em algum lugar no meio – dar a cada planta cerca de 20cm de espaço ao redor deve ser suficiente.

Rega bem suas mudas e depois remova-as de suas panelas. Coloque uma muda em cada orifício, cubra as raízes com o solo e, em seguida, firme suavemente para baixo. Mesmo que você já tenha regado suas mudas, rega-as novamente após o plantio. Isso ajuda a eliminar o excesso de bolsas de ar no solo, permitindo que suas plantas se estabeleçam mais rapidamente.

Como plantar grão-de-bico em uma estufa

Sendo uma cultura de estação fria, grão-de-bico não são comumente cultivados em uma estufa. Como mencionado, temperaturas excessivamente quentes afetarão seus rendimentos.

No entanto, para aqueles de vocês em climas mais frios, isso pode não ser um problema. Se você sabe que as temperaturas em sua estufa não vão subir acima de 29°C, então seu grão-de-bico provavelmente vai fazer muito bem.

Use os mesmos métodos que quando plantar fora. No entanto, se você não tem muito espaço em suas camas de estufa, você também pode tentar cultivar seu grão-de-bico em recipientes. Tenha em mente que os rendimentos não serão altos, mas você ainda será capaz de colher alguns grãos, ao mesmo tempo em que se beneficia das qualidades ornamentais desta planta!

Como cuidar de grão-de-bico

Flor de grão-de-bico

Se você nunca viu uma planta de grão-de-bico antes, aqui está o que esperar. Eles são uma leguminosa com folhas pequenas e crescem até o joelho. As cápsulas (que contêm apenas um ou dois grão-de-bico) formam-se na porção superior de cada planta, seguindo-se de flores atraentes em meados do verão. Embora de baixa manutenção, existem algumas coisas que você precisará fazer para garantir o máximo de rendimentos:

Grão-de-bico rega

Embora tolerante à seca uma vez estabelecido, você ainda deve procurar fornecer às suas plantas de grão-de-bico níveis consistentes de umidade, a fim de maximizar o rendimento. Em climas mais frios, o grão-de-bico requer cerca de 2,5cm de água por semana. No entanto, em regiões mais quentes, ou se você está cultivando seu grão-de-bico em uma estufa, você precisará dobrar esse número.

Ao regar seu grão-de-bico, aponte a água para o solo ao redor de suas plantas, em vez de sobre as hastes e folhas. Isso ajudará a prevenir a podridão, juntamente com várias outras doenças.

Alimentando grão-de-bico

Ao crescer em solo equilibrado, o grão-de-bico não precisa ser fertilizado. No entanto, se você vive em uma área com uma estação de crescimento mais curta e você quer acelerar a taxa em que seu grão-de-bico amadurece, um fertilizante pode valer a pena considerar.

Estudos descobriram que a aplicação de um fertilizante rico em nitrogênio em plantas de grão-de-bico aumenta seu crescimento vegetativo no início da temporada. Isso significa que eles vão correr através de todos os nutrientes no solo mais rápido, o que, em seguida, desencadeia-os a amadurecer mais cedo.

Então, enquanto fertilizar seu grão-de-bico não fará nenhuma diferença para o seu rendimento final, é um truque útil para garantir que seu grão-de-bico amadurecer antes da primeira geada de outono.

Weeding e Mulching Chickpeas

Grão-de-bico não se dá bem quando tem que lidar com a concorrência de donas de casa. No entanto, depois de cerca de três ou quatro semanas, as plantas vão engrossar e formar seu próprio dossel. Isso geralmente é suficiente para sufocar qualquer casa que cresça abaixo.

Então, embora a maconha em torno de suas plantas é importante, você não precisará fazer isso durante toda a temporada de cultivo. Alternativamente, se você quiser pular a maconha completamente, coloque um mulch em torno de suas plantas de grão-de-bico depois de plantá-las.

Suestando Grão-de-Bico

Plantas de grão-de-bico não costumam ser apostadas. Eles podem começar a cair ligeiramente à medida que crescem, mas, se você lhes deu espaço suficiente, então isso não deve ser um problema.

A questão está no grão-de-bico que foram interplantados com outras culturas. Uma vez que grão-de-bico são um fixador de nitrogênio, eles fazem para uma grande planta companheira. No entanto, isso significa que quando eles começam a falhar, eles podem acabar bloqueando a luz das outras plantas ao seu redor. Nestes casos, vigiar suas plantas seria benéfico.

Comentários