Como cultivar feijões edamame macios que vão rivalizar com seu restaurante japonês



Se você é fã de comida japonesa e outras culinárias do leste asiático, então você provavelmente já se deparou com feijões edamame antes. Nozes, amanteigados e sutilmente doces, esses feijões oferecem a quantidade certa de mordida para torná-los satisfatoriamente viciantes. Melhor ainda, com novas variedades agora disponíveis, jardineiros de todo o mundo podem cultivar seus próprios grãos edamame em casa, permitindo-lhes produzir sua própria fonte do único vegetal no mundo que contém todos os nove aminoácidos essenciais.

Crescendo Edamame: Um instantâneo rápido

Quando para semear – Apr-Jun

Quando plantar – Jun-Jul

Quando colher – Agosto-Out

Rendimento Médio por Planta – 50g

Espaçamento – 20-40cm

Profundidade – 2,5cm

Como Crescer Edamame em casa

Feijão Edamame em planta

Os grãos de Edamame também são conhecidos como soja. A diferença é que o edamame é colhido enquanto os grãos ainda são jovens, verdes e deliciosamente macios, enquanto a soja é a versão madura e seca.

A soja é tipicamente cultivada em climas mais quentes, já que eles precisam de um verão longo e quente para amadurecer. No entanto, uma vez que os grãos edamame são colhidos mais cedo, eles só precisam entre 90-150 dias de cultivo sem geada, tornando-os uma opção de colheita para jardineiros em todo o mundo.

Requisitos de crescimento para feijões edamame

As plantas edamame precisam de sol total, o que significa pelo menos seis horas de sol por dia. Embora as plantas ainda cresçam em sombra parcial, isso afetará significativamente a produção de cápsulas, o que significa rendimentos mais baixos.

Temperaturas quentes também são fundamentais para o crescimento do edamame. Idealmente, você quer dar às suas plantas um mínimo de 18°C durante sua estação de cultivo.

As plantas edamame fazem melhor quando seu solo é bem drenante e ligeiramente ácido. Misturar um pouco de adubo pode ajudar a fornecer nutrientes no início da estação de cultivo, ao mesmo tempo em que melhora a drenagem.

Como cultivar Edamame a partir de Sementes

Broto de Edamame

Se você vive em um clima quente, você pode dirigir semear edamame ao ar livre no final da primavera. Jardineiros em climas mais frios devem começar suas sementes dentro de casa, antes de mover suas mudas para fora uma vez que as temperaturas aumentam no início do verão.

Como semear sementes de Edamame em módulos:

  • Encha bandejas de módulo com um composto multiuso
  • Rega bem as bandejas, garantindo que o excesso de água seja capaz de drenar livremente do fundo. Lembre-se que uma boa drenagem é a chave para o cultivo com sucesso de feijões edamame
  • Faça um pequeno recuo no centro de cada módulo, cerca de 2,5 cm de profundidade
  • Coloque uma semente edamame em cada recuo e, em seguida, cubra de volta com o solo
  • Coloque suas bandejas em algum lugar quente. Os grãos de Edamame não germinam quando as temperaturas estão abaixo de 15°C. Dito isso, você experimentará as melhores taxas de germinação se puder dar às suas sementes temperaturas de cerca de 21°C, tornando um propagador aquecido útil

Levará entre uma a duas semanas para suas sementes edamame germinarem. Uma vez que eles fazem, movê-los em algum lugar brilhante e quente, certificando-se de que você está dando-lhes muita água. Continue a cultivá-los dentro de casa até que você tenha sua última geada de primavera. Se suas mudas superarem seus módulos, então você precisará transplantá-las em vasos maiores antes de plantá-los.

Como direcionar sementes de Edamame de semear:

  • Prepare sua área de cultivo, cortando-a completamente e misturando em algum composto para melhorar a drenagem
  • Crie sulcos no chão com cerca de 2,5 cm de profundidade. Uma vez que as plantas edamame se tornam bastante espessas, espaço cada linha com pelo menos 40cm de distância. Quanto mais espaço você der às suas plantas, maior será o seu rendimento, por isso não fique tentado a empiná-los todos em uma pequena área
  • Semear suas sementes finamente, visando cerca de 5-10cm de espaço entre cada uma. Você ainda vai precisar afina-los mais tarde
  • Cubra suas sementes com solo
  • Se sua área de cultivo estava seca, rega-a completamente

Mais uma vez, levará algumas semanas para suas sementes edamame germinarem. Uma vez que eles têm cerca de 10cm de altura, diluir-los ao seu espaçamento final, deixando pelo menos 20cm entre cada planta.

Como plantar Edamame fora

Brotos de Edamame no chão

Não só você precisa esperar até que você tenha tido sua última geada de primavera antes de plantar suas mudas de edamame fora, mas, idealmente, dar-lhes um par extra de semanas para que o solo possa realmente aquecer.

Veja como plantar suas mudas edamame para fora:

  • Cavar pequenos buracos no chão que são apenas um pouco maiores do que as bolas de raiz de suas mudas
  • Gentilmente alivie suas mudas para fora de seus módulos e coloque-as em suas novas casas
  • Cubra as raízes com o solo e firme suavemente
  • Água bem após o plantio, garantindo que as raízes ficam um bom banho

Como plantar Edamame em uma estufa

Se você vive em um clima mais frio, então edamame é uma ótima cultura para crescer em uma estufa. O calor extra e a proteção que uma estufa fornece aumentarão seus rendimentos em grande medida.

Siga os mesmos métodos de plantio que quando o plantio fora. A única diferença é que você pode querer dar às suas plantas um pouco mais de espaço para compensar o fato de que uma estufa tem menos circulação de ar do que um ambiente ao ar livre.

Se você não tem espaço suficiente em suas camas de estufa para plantas edamame espessas, então enlouqueê-las em um recipiente é outra opção. Embora cresçam bastante, as plantas edamame têm uma altura de cerca de 90cm no máximo, tornando-as uma boa candidata ao cultivo em vasos. Escolha um pote com pelo menos 20 cm de profundidade e largura para obter rendimentos máximos.

Como cuidar de Edamame


Assim como outras leguminosas, as plantas edamame são fáceis de cuidar. Dê-lhes o básico e eles vão cuidar de si mesmos até que eles estão prontos para serem colhidos.

Regando Edamame

As plantas de Edamame precisam de um suprimento regular de água durante a estação de cultivo. Procure fornecer entre 2-3cm de água por semana. Mais importante, certifique-se de que essas raízes nunca sequem, especialmente quando suas plantas estão produzindo flores e vagens. Períodos secos neste momento farão com que as flores caiam, as cápsulas murcham e inibem o crescimento do feijão.

Por outro lado, não redoeje demais suas plantas edamame também. Isso os torna mais suscetíveis a doenças fúngicas e as impede de extrair nutrientes suficientes do solo, inibindo assim o crescimento.

Alimentando Edamame

Como outras leguminosas, edamame puxa muito nitrogênio das profundezas do solo. Enquanto seu solo estiver relativamente equilibrado, suas plantas não precisarão de um fertilizante adicional. Se o seu solo não é de boa qualidade e você gostaria de dar um pouco de impulso às suas plantas, adicionar um pouco de estrume animal bem apodrecido ao solo ao redor de suas plantas pode ajudar.

Weeding e Mulching Edamame

Uma vez que as plantas edamame começam a sair, elas tendem a sufocar qualquer maconha crescendo ao seu redor. No entanto, até que eles cheguem a esta fase, você precisará manter sua área crescente livre de bebês. Tenha cuidado ao fazer a eliminação – as raízes edamame são bastante delicadas, então você não quer acabar danificando-as enquanto retira ervasças mais profundas.

Para reduzir o tempo que você precisa gastar com maconha, considere aplicar uma palha orgânica em torno de suas plantas ao plantá-las. Isso não só ajudará a suprimir o crescimento das plantas, mas também manterá a umidade, melhorará a qualidade do solo e manterá suas plantas mais quentes, permitindo que você prolongue sua estação de cultivo.

Como colher Edamame

Mão segurando feijão edamame colhido

Dependendo da variedade que você está cultivando, geralmente leva cerca de três a quatro meses de semeadura antes que os grãos edamame estejam prontos para serem colhidos. Você saberá que é o momento certo quando as cápsulas têm cerca de 5-8cm de comprimento, e você pode ver os feijões gordos dentro.

As cápsulas são fáceis de escolher – basta estalar ou cortar da planta, tomando cuidado para não danificar a própria planta.

Se você notar qualquer cápsula amarela em suas plantas, então escolha estes também. Embora agora estejam um pouco maduros, os feijões dentro ainda podem ser comidos. Eles vão ter mais gosto de feijão lima, em vez de edamame típico.

No final da temporada, uma vez que você tenha colhido todos os seus grãos edamame, deixe as plantas restantes para morrer naturalmente de volta no solo. Desta forma, eles vão liberar todo o nitrogênio extra que eles reuniram ao longo da temporada, o que dará ao seu solo um bom impulso de nutrientes.

Como armazenar Edamame

Os grãos de Edamame têm melhor sabor quando são comidos frescos (mas não crus – mais sobre isso depois). O fato de que as cápsulas amadurecem em diferentes momentos significa que você não vai acabar com uma colheita extremamente grande de uma só vez, a menos que você tenha plantado um alto número de plantas.

Se o armazenamento a curto prazo é o que você precisa, basta colocar seus grãos em um recipiente hermético e mantê-los na geladeira por até uma semana.

A longo prazo, considere congelar seus feijões. Idealmente, branqueá-los primeiro, enquanto eles ainda estão em suas cápsulas, e, em seguida, colocar em um recipiente hermético no congelador. Eles vão manter seu sabor e textura por pelo menos um ano.

Secar seus grãos edamame é outra maneira de armazená-los a longo prazo. Quando feito corretamente e depois armazenado em um ambiente fresco e seco, eles serão bons de usar por até três anos.

Como preparar e cozinhar Edamame

Feijões edamame cozidos no vapor

Não importa o quanto você está tentado a colocar um feijão edamame recém-colhido em sua boca... Não. Os grãos de Edamame são tóxicos quando são comidos crus, por isso devem ser sempre cozidos primeiro.

Felizmente, cozinhar feijões edamame é fácil. Fervê-los em água salgada por seis minutos ou mais é tudo o que você precisa fazer, antes de cobri-los com sal marinho. Alternativamente, tente vaporizar-los, ou considere cozinhar um dos seguintes deliciosos pratos edamame:

  • Edamame hummus
  • Salada de Edamame e pepino
  • Edamame salteado e doce de milho
  • Edamame e ervilha bruschetta
  • Edamame e molho de queijo de cabra
  • Edamame e cebola cremosas

Problemas comuns de Edamame

Como edamame é uma leguminosa, existem algumas pragas e doenças para ficar de olho:

  • Ferrugem – esta doença aparece como manchas nas folhas que escurecem de cor, possivelmente também se espalhando para hastes e vagens. O calor e a umidade fazem com que a doença se espalhe, por isso tente melhorar a ventilação ao redor de suas plantas. Fungicidas podem ajudar a conter uma infecção, e você também pode querer considerar variedades resistentes à ferrugem no futuro
  • Mofo de baixa – esta é outra doença fúngica que é prevalente em condições quentes e úmidas. Pequenas manchas amarelas e verdes nas folhas se espalharão para formar manchas maiores, e mesmo que as vagens possam parecer boas, os grãos dentro provavelmente estarão cobertos por um molde branco. Procure variedades resistentes no futuro
  • Ácaros-aranha – uma das pragas edamame mais comuns, esses insetos se alimentam de folhagens, fazendo com que eles virem uma sombra de bronze. Um sabão inseticida pode ser pulverizado nas partes inferiores das folhas para limpar uma infestação
  • Lesmas e caracóis – da mesma forma que eles vão se banquetear com suas ervilhas e feijões, você também encontrará lesmas e caracóis reunidos em suas plantas edamame, deixando sua trilha prateada de lodo para trás. Essas pragas podem ser retiradas manualmente, ou tentar montar algumas armadilhas de cerveja ao redor de suas plantas

Comentários